rática de atividades físicas diárias, de curta duração, direcionadas para relaxamento geral, dinâmicas de integração e atividades de estímulo à percepção corporal, realizadas no local de trabalho é a proposta de ginástica laboral oferecida pela Uniergo e objetiva estimular cada indivíduo à reconhecer sua postura corporal, a se conscientizar dos efeitos posturais sobre seu estado de saúde, descobrir práticas físicas que melhorem sua musculatura e destinar minutos do dia para se relacionar de forma descontraída no ambiente de trabalho.
Embora a ginástica laboral seja realizada em grupo, os profissionais buscam otimizar as características individuais de cada um.
A elaboração do projeto de promoção de saúde e prevenção de doenças, através do programa de ginástica laboral, inicia-se com o prévio contato entre as fisioterapeutas da Uniergo e sua empresa, visando à elaboração de projetos que respeitem sua filosofia e reconheçam sua estrutura.
Os exercícios são elaborados após conhecimento da demanda laboral dos funcionários e, sempre, considerando a musculatura corporal como um todo integrado, isto significa que a elaboração dos exercícios considera a capacidade que cada músculo possui de refletir seu estado de saúde ou doença em estruturas distantes. Tal raciocínio baseia-se nos estudos teóricos de reeducação postural, cadeias musculares e senso percepção.
Os primeiros registros da prática de ginástica direcionada para trabalhadores datam de 1925. Neste ano, na Polônia, operários exercitavam-se com uma pausa adaptada a cada ocupação particular.
A partir de então, novos registros são encontrados em diferentes paises e coincidem com as demandas específicas que acompanham os processos ligados à evolução dos métodos de trabalho.
No Brasil, na década de 70, aparecem registros de estudos direcionados para validação da prática de ginástica laboral.